segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Missão cumprida!

Veja a matéria na íntegra.

Quanto vale um Porco?

Muito! Pelo menos no que diz respeito ao cinema. Espírito de Porco, documentário de Chico Faganelo e Dauro Veras levou o primeiro (aposto eu de muitos) prêmio pela sua importância. Foi na primeira Mostra Internacional de Cinema pelos Direitos dos Animais, no final de semana em Curitiba. Vejam só a mensagem da dupla:

Espírito de Porco, documentário dirigido por Chico Faganello e Dauro Veras, foi eleito pelo júri popular o melhor filme da 1a. Mostra Internacional de Cinema pelos Direitos dos Animais, realizada nos dias 29 e 30 de agosto em Curitiba. O média-metragem de 52 minutos aborda o impacto da suinocultura industrial no meio ambiente e no bem-estar animal a partir de um ponto de vista inusitado: a história é narrada por um porco.

“Ficamos honrados com a preferência do público e satisfeitos de contribuir para o debate de questões tão importantes”, diz Dauro Veras. Ele compartilha o prêmio – a estatueta Oscow, criada pelo artista plástico Carlos Tullio – com a equipe de 20 pessoas que produziu o filme ao longo de três anos, do início das pesquisas até sua finalização em 2009. “Constatamos que o porco dialoga com todo tipo de público através da ironia e da analogia com o ser humano”, comenta o cineasta Chico Faganello.

Ganhou menção honrosa o documentário holandês Uma verdade mais que inconveniente (Meat the Truth), apresentado pela líder do Partido pelos Animais, Marianne Thieme, e produzido pela Nicolaas G. Pierson Foundation. O média-metragem demonstra que a pecuária gera mais emissões de gases do efeito estufa do que todos os meios de transporte.

A Mostra Animal surgiu por iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira em Curitiba e deve se tornar parte do calendário cultural da capital paranaense. “Nossa intenção vai muito além de falar sobre vegetarianismo”, diz Bianca Dantas, empreendedora do projeto. “A proposta é debater os impactos da intervenção humana sobre o meio ambiente, possíveis soluções para a sustentabilidade e respeito aos seres vivos. O vegetarianismo é uma consequência dessa reflexão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário